Postagens :

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

As melhores coisas do mundo.

Sinopse: Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar violão com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência dos dias atuais.

As Melhores Coisas do Mundo “Não é impossível ser feliz depois que a gente cresce. É só mais complicado.” Dizendo isso, encerra-se o filme “As Melhores Coisas do Mundo”. E qual seria a melhor coisa do mundo? Sobreviver à adolescência para poder ser feliz na vida adulta. Essa é a lição escrita nas entrelinhas. O resultado surpreende positivamente,  talvez mostre como é duro ser adolescente. Com todas as dúvidas, todos os medos e o desejo de ser aceito na turma. Quando se é adolescente, na verdade, ainda não se é ninguém, A vida testa o Mano com todos os ingredientes picantes da dura trajectória rumo ao crescimento: separação dos pais, homossexualidade do próprio pai, bulling, preconceito - se é nos outros, pode, mas se é com a gente..., a pimenta dói nos olhos. Os personagens adultos mostram os caminhos falando da importância de se posicionar na vida, de escolher os próprios caminhos, de ser forte, de não desistir. Em um momento é a mãe compreensiva, em outro, o professor da escola ou o instrutor de música. O certo é que nessa fase há uma chuva de informações. E hoje, com a era digital, a chuva virou tempestade, e quem não sabe nadar morre afogado.
(...)


No filme se destaca, a 1° vez de uma relação sexual, drogas, vida alheia, crises, intrigas fofocas, musica, falsidade, tristeza, traição, abandono, confiança entre mães, humilhação, união e conforto, escolha, sacrifícios ruins, decadência, livre arbítrio, suicídio, e destino.
A 1° vez foi representada por Mano e 'acompanhado' de seus amigos o que na verdade ele não participou.
Drogas foram representadas também por amigos, e por Mano, por influencia deles.
Vida alheia, representada por uma blogueira da escola que sempre estava por dentro dos assuntos e consequentemente para aumentar o problema.
Crises, o tempo todo estava presente, em casa, na escola, no namoro de Pedro, Do Mano com ele mesmo, com os desejos e problemas da vida, com Carol que beijou o professor e o tirou da escola ' sem querer'  então o amigo em comum dela e do Mano viu, e se aproveitou da situação para ficar com Carol, incriminando Mano que era o melhor amigo dela.  E destruindo a amizade deles, bom, dando um tempo, pois tudo se acertou entre eles quando ela ouviu do próprio Deco, a verdade.
Crises Fofocas falsidade tristeza e traição, abandono, confiança entre mães, humilhação estão todos super ligados.
As fofocas surgiram.. todos souberam da escolha que o pai De Mano e Pedro fez e com isso veio muita humilhação.
Falsidade, falsidade se parece muito com o amiguinho em comum de Carol e Mano, o Deco.Tristeza e traição e abandono... foram o fim do namoro de Pedro, que foi deixado pela namorada por ela ' precisar respirar'. O que aconteceu em um péssimo momento, onde Pedro sofria com a separação dos pais por Haver um homem culpado. Parecia que era por ELA todo o sofrimento e ate tentativa de suicídio, mas foi apenas a gota d'agua!
Confiança entre mães: Adultos também se enganam, A Camila, mãe de Mano, confiou em outras maes na reunião de pais para 'desabafar' mas essas mae tinham amigas, que tinham filhos que o conhecia e em questão de algum tempo todos sabiam.
Escolha... a família poderia terminar de desestruturar pelo fato da mae ter confiado em outras maes  e ter praticamente destruído a paz dos filhos na escola, mas Mano entendeu depois de ver o sofrimento da mae, a diferença entre ' fofoca' e ' desabafo'. E com isso ele perdeu coisas que nem tinha, como a garota rodada que ele gostava tanto ate quis aprender a tocar violão por ela.
sacrifícios ruins: para impressionar a garota Mano fumava, e até teve sua 1° vez com ela. Por conselho de seu irmão, talvez, que disse que nao valia a pena perder a virgindade humilhando uma mulher. ( apesar delas mesmas fazerem isso com elas)
Decadência... Pedro chegou ao ponto de aceitar ter namorada em comum com aguem, e a própria ex- namorada não aceitou. Ok, mas por respeito a eles, ou por vergonha da fama que levaria? È muito dificil reconhecer se o cuidado é com a gente ou com eles mesmos. Depois disso Pedro tentou suicídio, e o homem do pai dele ( estranho, não?) serviu pra algo alem de colaborar para destruição da família. Ele leu o blog do garoto que demonstrava a imensa burrada que irai fazer, e avisou a Mano, chegaram a tempo e o socorreram e deu pra salvar. " Livre arbítrio, a culpa é o alivio dos fracos"
 Como terminou? Pra falara  verdade eu não tinha percebido que o filme havia acabado, Mano ficou com sua amiga Carol, Pai de Mano continuou com o seu ' homem'. Fiuk terminou vivo, mas mal, a mãe de Mano estava feliz, o filho não conseguir morrer, foi a grande felicidade dela. Todas essas coisas nao foram fins, mas grandes começos, depois de tantos testes da vida e lições na verdade os problemas estavam começando, porque eles já  sabiam o suficiente da vida para talvez errar menos, e é ai quando temos mais chances para o erro, pois já sabemos o caminho dele. Não devemos querer mudar o erro sem antes mudar  o caminho que levou ao erro, o que vinha antes dele, tem granes chances, na verdade enormes! De serem as culpadas.

Para acertar, primeiro precisamos saber qual é o erro!

 Rafaela Cunha.
(trabalho de História)


Nenhum comentário:

Postar um comentário